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Perguntas Frequentes sobre Faturas, carregamentos e saldo

Esclarece as tuas questões sobre Faturas, carregamentos e saldo

  • Faturas, carregamentos e saldo

    • Como carregar o cartão

      O carregamento do telemóvel está disponível de várias formas.

      App my UZO (Android | iOS)
      • Selecionar a opção Serviços
      • Escolher o telemóvel
      • Na secção SALDO escolher CARREGAR
      • Escolher o telemóvel e AVANÇAR
      • Escolher o valor a carregar (€5, €7,5, €10, €15 ou €20)
      • Escolher o método de pagamento, MBWay ou Cartão de Crédito e seguir as instruções





      Área de cliente myUZO.pt:

      • Entrar na área de cliente my UZO
      • Junto do valor do Saldo, clicar em Carregar
      • Selecionar o valor que pretende carregar – €5, €7,5, €10 ou €15
      • Selecionar o meio de pagamento - MB Way ou Cartão de crédito
      • Confirmar ou indicar os dados para receber o comprovativo do carregamento
      • Clicar em Carregar

      - Cartão de crédito – preencher a informação do cartão

      - MB Way – introduzir o número de telemóvel associado ao serviço MBWay e confirmar o pagamento na app MB Way.

      No final do processo, será enviado um SMS com os dados do carregamento, assim como um email com a fatura-recibo. A fatura fica disponível para consulta online, no máximo 2h após o carregamento.

      Multibanco:

      • Aceder a Pagamentos e Outros Serviços
      • Selecionar Telemóveis
      • Escolher UZO Carregamentos
      • Introduzir o número de telemóvel e o valor do carregamento (igual ou superior a €7,5).

      Para receber de imediato a fatura, deve introduzir o nº de contribuinte.


      No final do processo, será enviado um SMS com os dados do carregamento.

      Homebanking:

      Aceder ao serviço homebanking do banco e procurar a secção para carregamento de telemóveis UZO.


      Rede PayShop e CTT:

      Encontre aqui o Agente Payshop, Lojas CTT ou Pontos CTT mais próximo.


    • Como pagar a fatura

      É possível pagar a fatura através de:

      App my UZO (Android | iOS)
      • Na Home page selecionar PAGAR na fatura a pagar
      • Pagar o valor total ou escrever o valor a pagar
      • Escolher o método de pagamento, MBWay ou Cartão de Crédito e seguir as instruções



      Área de cliente myUZO.pt:

      • Entrar no my UZO aqui
      • Na página principal, verificar o valor a pagar
      • Selecionar Pagar
      • Escolher o meio de pagamento pretendido
      • Confirmar o valor a pagar e clicar em Avançar

      - Cartão de crédito – preencher a informação do cartão

      - MB Way – introduzir o número de telemóvel associado ao serviço MBWay e confirmar o pagamento na app MB Way.

      O pagamento fica pendente na área de cliente durante 5 minutos a aguardar que seja aceite o pagamento na app MB WAY. Se a confirmação não for feita dentro desse prazo, o pedido será cancelado e é necessário repetir a operação, ou em alternativa, utilizar outro meio de pagamento.

      - Cartão de crédito: Para pagar com cartão VISA, selecionar esta opção e inserir os dados solicitados (número do cartão, data de validade e CVC).


      Débito direto. O débito direto é a forma mais cómoda e simples de pagar as faturas. Saber como aderir.


      Multibanco:

      • Escolher a opção Pagamentos > Outros serviços
      • Selecionar Pagamento de serviços / compras
      • Introduzir os dados de pagamento da fatura: Entidade, Referência e Montante
      • Confirmar os dados e guarde o talão como comprovativo.
      Homebanking:
      • Aceder ao site do banco e procurar Pagamento de serviços
      • Introduzir a Entidade, Referência e Montante constantes na fatura
      • Confirmar o pagamento com os dados de segurança fornecidos pelo banco


      Rede PayShop e CTT:

      Pesquisar aqui o Agente Payshop, Lojas CTT ou Pontos CTT mais próximo.

      Apenas é cobrado o valor da fatura (não existem custos extra).


    • Conhecer a fatura UZO
      Conheça melhor a fatura UZO e compreenda toda a informação que lhe enviamos:
      • Tarifário Móvel com Fatura
      • Net Fibra + Móvel
    • Como ativar o Débito Direto

      É possível aderir de forma simples ao débito direto, na App my UZO e na área de cliente my UZO.

      - App my UZO (Android | iOS)
      • Selecionar a opção Serviços
      • Escolher o serviço clicando em Gerir
      • Clicar em Condições comerciais
      • Selecione Dados de conta UZO
      • Na secção FATURAS E PAGAMENTOS escolhe a opção Método de pagamento
      • ATIVAR DÉBITO DIRETO
      • Preencher os dados do Titular da conta bancária assim como o IBAN e ATIVAR DÉBITO DIRETO



      - Site my UZO
      • Entrar no site myUZO.pt
      • Clicar em Débito Direto
      • Selecionar Ativar Débito Direto
      • Preencher o Nome do titular da conta e respetivo NIB
      • Selecionar Ativar.


    • Como ativar a Fatura Eletrónica

      Para aderir à fatura eletrónica na App my UZO e na área de cliente my UZO, seguir os seguintes passos:

      - App my UZO (Android | iOS)
      • Selecionar a opção Serviços
      • Escolher o serviço clicando em Gerir
      • Seleciona Dados de conta UZO
      • Na secção FATURAS E PAGAMENTOS escolhe a opção Tipo de fatura
      • Escolher ATIVAR FATURA ELETRÓNICA
      • Preencher com o email e Nº de telemóvel onde quer receber a fatura e ATIVAR FATURA ELETRÓNICA




      - Site my UZO
      • Entrar no myUZO.pt
      • Clicar no botão Ativar Fatura Eletrónica
      • Preencher o endereço de email para receber a Fatura Eletrónica
      • Preencher o n.º de telemóvel para receber alertas de notificação de envio da Fatura Eletrónica para o email
      • Clicar em Guardar Dados > Confirmar.


      Para maior comodidade aderir também ao débito direto.


    • Extramensalidade – o que é e como alterar

      A extramensalidade permite fazer comunicações não incluídas no tarifário base até um valor máximo definido. O valor definido por defeito é de €30, mas é possível alterar este limite na App my UZO e na área de cliente myUZO.pt.

      - App my UZO (Android | iOS)
      • Selecionar a opção Serviços
      • Escolher o Telemóvel
      • Seleciona a secção SERVIÇO
      • Na secção CONTROLAR GASTOS escolhe a opção Limite da extramensalidade
      • Selecionar ALTERAR MILITE
      • Escolher o valor limite dos gastos extra (€0, €5, €10, €20, €30 ou €50) e ALTERAR LIMITE MENSAL



      O valor pode ser definido entre €0 e €50 por cartão, sendo que se o valor for €0 significa o controlo total de custos, ou seja não é possível fazer comunicações que não estão incluídas no tarifário.


      O valor consumido de extramensalidade é cobrado na fatura no mês seguinte ao dos consumos. Este valor máximo para consumos é renovado no dia 1 de cada mês.

      Se este valor esgotar, e para ser possível continuar a fazer comunicações extramensalidade, basta um carregamento.

      Alertamos que é importante que a extramensalidade seja superior a 0, ou que tenha sempre saldo disponível, para fazer face a comunicações urgentes e inesperadas.


    • Como obter 2ª via do comprovativo do carregamento

      É possível consultar os recibos dos carregamentos efetuados no my UZO.


      Seguir os seguintes passos:

      1. Entrar no myUZO.pt

      2. Na parte superior do ecrã, clicar em Consumos

      3. Na lista de movimentos, selecionar Carregamentos

      4. Selecionar a data de carregamento e clicar em VER


      Se o carregamento foi nas Caixas Multibanco, é possível obter a 2ª via de talão de carregamento na opção:

      - Consultas > Consultas Operações Cartão no MB > 2ª Via de Talão.


      Introduzir a data do pagamento, selecionar uma das operações apresentadas (se existir mais do que uma no mesmo dia) e aguardar o recibo.


    • Como obter 2ª via de fatura

      É possível consultar os pagamentos efetuados nos últimos 12 meses na App my UZO ou no site my UZO.

      - App my UZO (Android | iOS)
      • Selecionar a opção Faturas
      • Escolher o serviço
      • Na secção ÚLTIMAS FATURAS seleciona Ver histórico
      • No cabeçalho selecionar FATURA
      • Escolher a fatura e fazer download



      - Site my UZO

      • Entrar no myUZO.pt
      • Clicar em Faturas
      • Na lista de movimentos, aparecem as faturas dos meses anteriores. Clicar no link para fazer download do ficheiro da fatura.


    • Como consultar o saldo

      É possível consultar o saldo do telemóvel na App my UZO ou na página inicial do my UZO:

      - App my UZO (Android | iOS)
      • Selecionar a opção Serviços
      • Escolher o telemóvel
      • Na secção SALDO pode ver o saldo disponível



      - Site my UZO
      • Entrar no site my UZO
      • Clicar em Movimentos
      • Selecionar um intervalo de datas e escolher o separador correspondente ao tipo de movimentos (débitos, consumos, carregamentos, créditos, pontos).


      Em alternativa, marcar no telemóvel *#123#, seguido da tecla de chamada.



    • Conhecer os vários tipos de saldo

      Existem diversos tipos de saldo, nomeadamente o saldo inicial que existe apenas em determinados cartões de carregamentos, os bónus de campanhas (ou saldo extra) e o saldo de recargas (ou principal). Os saldos podem ser monetários, de volume ou outros.

      Ordem de débito de saldos: 1º bónus de campanhas (saldo extra), 2º saldo inicial, 3º recargas.

      Saber como consultar o saldo.


    • Condições de utilização do saldo

      O saldo inicial dos cartões UZO e os bónus são aplicáveis em território nacional e não permitem:

      - chamadas para números com os prefixos 760 e 761

      - chamadas em roaming

      - chamadas ou envio de SMS para números começados por 6XXXX

      - pagamento de subscrições e compra de conteúdos de entretenimento (jogos, música, aplicações, etc.).


      Os bónus em euros mediante carregamentos associados a determinadas categorias de cartões UZO, são atribuídos em carregamentos de valor igual ou superior a €5 e são válidos durante 90 dias.


      As mensalidades de todos os serviços incluindo dos tarifários de Internet móvel são debitadas exclusivamente no saldo de recargas, em todos tarifários com carregamento.


    • Confirmar nota de crédito
      Email para confirmação da nota de crédito

      De acordo com n.º 5 do Artigo 78º do Código do IVA, a UZO solicita aos clientes a quem foram emitidas notas de crédito, a confirmação que tiveram conhecimento da emissão das mesmas, para que a empresa possa regularizar o IVA respetivo junto do Estado.

      No caso de ter sido enviado um email com o assunto: Confirmação de receção de nota de crédito, é importante ler e clicar no botão “Confirmar".

      Caso seja um cliente particular sem atividade empresarial registada no seu serviço de finanças, a confirmação de nota de crédito não tem qualquer implicação e visa apenas cumprir com os requisitos legais do Código do IVA.

      Caso tenha atividade empresarial registada no seu serviço de finanças e esta nota de crédito esteja relacionada com essa atividade empresarial, ao confirmar a receção da nota de crédito deve proceder à sua contabilização nos termos gerais.

      A confirmação de nota de crédito não tem qualquer implicação para o cliente e visa apenas cumprir com os requisitos legais do Código do IVA.

      No email enviado é indicado o número da nota de crédito, a data de emissão e respetivo valor.

      Se tiverem sido emitidas várias notas de crédito na conta, vai ser enviado um email por cada documento. É necessário que a confirmação seja feita por documento em cada um dos emails enviados.


      Regularização do IVA da nota de crédito

      Sempre que é emitida uma nota de crédito, para efetuar a regularização do IVA incluído nesse documento, as empresas necessitam de ter na sua posse um comprovativo de que o cliente, tomou conhecimento da retificação efetuada ou de que foi reembolsado desse imposto, conforme dispõe o número 5 do artigo 78º do Código do IVA.


      Para o efeito, a UZO solicita aos seus clientes, confirmação de que tomaram conhecimento da retificação efetuada ou de que foram reembolsados desse imposto, conforme dispõe o número 5 do artigo 78º do Código do IVA, das seguintes formas:


      • Devolução de nota de crédito assinada por carta ou email (o endereço consta na nota de crédito enviada)

      • Resposta a email enviado pela UZO a solicitar confirmação de receção de nota de crédito.